quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AMAZÔNIA - MINHA HOMENAGEM

Quero prestar a minha homenagem à Amazônia.
De uma amazônida com muito orgulho. Sou bisneta, neta, filha de amazonenses.  
Sou apaixonada pela Amazônia, por seus rios, seus igarapés, seus peixes, suas frutas, sua gente; povo hospitaleiro, generoso, cordial, festeiro e feliz.
Tudo da Amazônia me encanta: suas matas, suas lendas, sua exuberância e grandiosidade.
Quem sou eu? Sou uma guerreira que sempre batalhou por tudo aquilo que sonhou.
 E sou muito feliz por tudo o que fiz e sou.

Minha Amazônia querida
quanta saudade eu sentia
dos teus rios de águas normas
do boto que eu temia
da tua floresta frondosa
da relva verde e macia
do barco bem vagaroso
que a travessia fazia
das frutas bem madurinhas
que todo dia eu colhia (comia...)
das ruas estreitas e tortas
por onde eu sempre corria
dos teus campos verdejantes
onde eu deitava e dormia
imensos jardins naturais
onde as flores eu colhia
dos teus lugares exóticos
que de emoção eu tremia
Yara, boitatá, saci e uirapuru
pertencem à tua magia
minha Amazônia querida
quanta saudade, quanta!
pensei que todo esse encanto
somente a mim pertencia
depois de um longo período
meu paraíso revia
mas que tristeza!!!
tudo modificado...
acabado, arrasado
igarapés, rios, matas...
o progresso havia chegado.

Amazônia - reage
não deixa que o homem acabe
com toda a tua riqueza
com toda a tua beleza!

Rio, setembro\1993

Um comentário: